Páginas

11 de outubro de 2008

Postagem coletiva e outras novidades!!

Olá pessoas, tenho novidades, a obra na minha cozinha finalmente acabou, pra semana ponho as fotos pra vcs verem. E hoje é o dia da postagem coletiva do dia nacional de combate à obesidade. Espero que gostem do tema que vou abordar,creio que muitas de nós vamos nos identificar com o texto. Bjocas e bom fim de semana. Ah! já arrumei a bermuda 40 para minha meta e detalhe ela já dá em mim, mas esta um pouco apertada, creio que logo logo vai estar perfeita!! Obesidade afeta vida sexual Os padrões estéticos que vemos hoje defendidos pela mídia, direta ou indiretamente, e que acabam sendo condicionados ao nosso dia-a-dia são cruéis com as pessoas que não se enquadram no que se poderia chamar de padrão de beleza. Quem é alto demais, quem é baixo demais; quem tem o nariz grande; quem tem os seios pequenos ou então muito volumosos. Essas nuances que antigamente não eram motivo de preocupação para a maioria das pessoas hoje são vistas como um problema, mesmo que estejam longe de provocar algum malefício à saúde. As pessoas querem se enquadrar para ser aceitas pelos outros. Em alguns casos, porém, é preciso atenção. Um deles é o obeso. A obesidade, mais do que uma questão estética, traz problemas para a saúde física e mental. Estudos epidemiológicos obtidos na última década apontam a obesidade como importante condição que predispõe à maior morbidade e mortalidade. O aumento do peso corporal vem sendo notado em praticamente todos os países desenvolvidos e em desenvolvimento. No Brasil se registrou um aumento na prevalência de obesidade entre 1975 e 1997 que predominou na região Nordeste e nas faixas da população de menor poder aquisitivo. Hoje a obesidade é considerada uma doença crônica que provoca ou acelera o desenvolvimento de várias outras doenças como as cardiovasculares e hipertensão arterial, dislipidemia, diabetes, hipertrofia ventricular esquerda, conhecidos fatores de risco coronariano. Além de todos os problemas já conhecidos há um outro que pouco se discute, mas que tem uma influência fundamental na vida destas pessoas: o sexo. De uma forma geral quem está muito acima do peso ideal tem dificuldades de se relacionar sexualmente com outra pessoa. A obesidade acentuada provoca a imobilização do ser. As pessoas passam a ter vergonha de se tocar, tem medo de olhar o próprio corpo no espelho. E o caminho para o relacionamento sexual saudável passa pela sedução. Se o homem ou a mulher estão insatisfeitos com o próprio corpo, não se sentem bonitos e atraentes, se a auto-estima está em baixa, evitam o contato com outras pessoas, reduzindo as chances de uma vida sexual positiva. E é nesse momento que o grande obeso, sentindo-se inadequado, troca o prazer sexual pelo prazer da comida, agravando ainda mais o problema. Portanto, mais do que uma questão estética, é preciso que o obeso esteja consciente que a perda de peso é necessária para a vida saudável. Fonte:Márcio Dantas de Menezes, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Sexual.

4 comentários:

Rosi disse...

Vivi,
axu q seu antepenúltimo parágrafo foi postado pra mim. Falando sério, eu não tinha me dado conta disso, mas estou me descobrindo agora. O fato de ter emagrecido um pouco parece q despertou os olhares masculinos, coisa pra qual eu nem ligava. Muito pelo contrário, eu sabia q eu estava me escondendo...
Bem, quero dizer q vc está ótima e o fato de não ter mais roupa antiga (já colocou todas!) quer dizer q vc ultrapassou as suas expctativas. Parabéns!
Fico muito feliz e animada (motivada)quando entro em blogs como o seu!
Vivi, eu estava meio afastada mas agora voltei com força e vou me inspirar por aqui, posso?
Tenha um excelente findi!
bjus

..... Kécia ..... disse...

Oi Vivi!!! Muito boa sua materia, as pessoas só relacionam a perda de peso ao lado estetico, no entanto se vai muito além disso.

Parabéns por vc esta conseguindo chegar em seu peso saudavel.

Beijos e um otimo sabado.

VANESSA disse...

Olaaaaa... otimo alerta, gostei... obesidade vai em tds os campos da vida de uma pessoa, e ainda assim tem muita gente que não se da conta disso!!!
Vale muito o alerta!!!
bjss e otimo domingo

Denise Carceroni disse...

Seu post já está no Infobeso. Sua participação na campanha foi muito importante, o blog está aberto para novos posts.
Obrigada pela contribuição!

Um abraço

Profª Esp. Denise Carceroni